Wednesday Mar 08, 2023
cinematório café: A glória e o inferno de ”Tár”
Analisamos o filme protagonizado por Cate Blanchett, um estudo de personagem que discute a separação entre a obra e a vida pessoal de artistas geniais.
- Visite a página do podcast no site e confira material extra sobre o tema do episódio
- Junte-se ao Cineclube Cinematório e tenha acesso a conteúdo exclusivo de cinema
Nesta edição, o podcast cinematório café analisa o filme "Tár", protagonizado por Cate Blanchett e escrito e dirigido por Todd Field ("Pecados Íntimos"). O longa foi indicado a seis estatuetas no Oscar 2023, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz.
"Tár" parece uma cinebiografia de uma artista real, mas não é: Lydia Tár é considerada uma das maiores compositoras-regentes vivas e a primeira diretora musical de uma grande orquestra alemã. Mas ainda que ela seja uma personagem fictícia, a forma como Cate Blanchett e Todd Field a constróem é muito metódica e verossímil.
No podcast, nós discutimos como o filme é eficaz como estudo de personagem e também na discussão de temas como poder, cancelamento, vingança e a separação entre a obra e a vida pessoal de artistas geniais. O elenco também conta com Noémie Merlant, Nina Hoss, Sophie Kauer e Mark Strong.
Sentam-se à mesa conosco para discutir "Tár": Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG; e Larissa Vasconcelos, jornalista e redatora do cinematório.
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Quer mandar um e-mail? Escreva para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!
Comments (0)
To leave or reply to comments, please download free Podbean or
No Comments
To leave or reply to comments,
please download free Podbean App.