cinematório café entrevista: ”Transversais”, com o diretor Émerson Maranhão

Diretor fala sobre a escolha das histórias narradas no filme e relembra a censura sofrida pelo projeto quando o governo Bolsonaro tentou impedir a sua realização.

- Junte-se ao Cineclube Cinematório e tenha acesso a conteúdo exclusivo de cinema

Disponível na Netflix, "Transversais" é um dos retratos mais comoventes do cinema brasileiro contemporâneo sobre as questões que atravessam a vivência de pessoas trans.

Inicialmente pensado como uma série, "Transversais" apresenta de maneira muito humana os depoimentos de quatro pessoas trans que resgatam suas histórias, seus processos de autodescoberta e de trânsitos e jornadas. São elas: a funcionária pública Samilla Marques, a professora  Érikah Alcântara, o enfermeiro Caio José e o acadêmico Kaio Lemos. Eles e elas passaram por um delicado processo de auto-aceitação até compreenderem a sua subjetividade. Também é mostrado no filme o lado de uma mulher cisgênero, a jornalista Mara Beatriz, que é mãe de uma adolescente trans.

“Transversais” é o primeiro longa do jornalista e cineasta Émerson Maranhão e foi aclamado pela crítica e pelo público no Festival Mix Brasil, na Mostra de São Paulo e no Cine Ceará. A produção é assinada por Allan Deberton, diretor de “Pacarrete”.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Share | Download

Episodes Date

Load more

Podbean App

Play this podcast on Podbean App