Thursday Jul 20, 2023
cinematório café: Trilogia “Brichos” chega ao fim enfrentando vírus tecnológico
O diretor Paulo Munhoz nos fala sobre "Brichos 3 - Megavírus", filme que encerra a trilogia de animação brasileira que dialoga sobre temas sociais, políticos e ambientais com o público infantil.
- Visite a página do podcast no site e confira material extra sobre o tema do episódio
- Junte-se ao Cineclube Cinematório e tenha acesso a conteúdo exclusivo de cinema
Nesta edição do cinematório café, você conhece a realização de "Brichos 3 - Megavirus", filme que encerra a trilogia de animação criada pelo cineasta Paulo Munhoz e que dialoga sobre temas sociais, políticos e ambientais com o público infantil.
Apesar de o roteiro ter sido escrito bem antes da pandemia de Covid-19, a trama deste último filme envolve a luta do jaguar adolescente Tales e sua turma contra um vírus que coloca em risco a vida de todos na Vila dos Brichos. Trata-se de um vírus tecnológico que vai além das telas de computadores e celulares, e infecta os moradores, deixando-os em um estado catatônico. Cabe a Tales e seus amigos, então, encontrar uma forma de entrar na mente e nos sonhos de seus parentes e colegas para combater essa ameaça frente a frente.
“Brichos 3 - Megavirus” chega aos cinemas brasileiros neste mês de julho de 2023. O primeiro filme foi lançado em 2007 e o segundo em 2012. Ambos conquistaram prêmios e fãs não só no Brasil. Repleto de referências a grandes sucessos do cinema, mas tendo sempre a cultura brasileira como norte, a franquia também conta com uma série de TV além dos três filmes.
Paulo Munhoz, que também dirigiu curtas e o ótimo longa de animação “Belowars”, de 2008, é sócio da produtora Tecnokena, sediada em Curitiba. Em “Brichos”, ele e sua equipe se baseiam na riqueza da fauna brasileira para a criação dos personagens, que representam os mais diversos tipos de animais: onça pintada, quati, tamanduá, periquito, paca, sucuri, entre vários outros.
A valorização da identidade nacional e a proteção do meio ambiente também são temas recorrentes nas histórias da franquia, que agora também trata de um assunto atual e urgente: a interferência da tecnologia em nossas vidas. Na entrevista para o nosso podcast, Paulo Munhoz fala não só sobre essa questão, como também nos conta como foi a realização de “Brichos 3” e da trilogia como um todo. Afinal, como é criar uma franquia de animação no Brasil, tendo a forte competição dos estúdios estrangeiros? E o quanto é importante para o nosso público ter personagens e temas relacionados ao nosso país representados nas telas?
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Quer mandar um e-mail? Escreva para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!
Comments (0)
To leave or reply to comments, please download free Podbean or
No Comments
To leave or reply to comments,
please download free Podbean App.