Em Foco: ”Os Inocentes” (1961), de Jack Clayton

Analisamos o clássico "Os Inocentes", dirigido por Jack Clayton e protagonizado por Deborah Kerr, um dos melhores filmes de horror de todos os tempos.

Confira abaixo a minutagem dos quadros do podcast:

00:00:00 - Introdução

00:06:10 - Grande Angular: saiba mais sobre o elenco e a equipe do filme

00:14:56 - Close-up: perfil da atriz Deborah Kerr

00:20:10 - Ponto de Vista: análise e comentários sobre o filme

01:21:06 - Zoom: cenas ou momentos essenciais do filme

01:27:57 - Fora de Quadro: outras adaptações de "A Outra Volta do Parafuso" para o cinema e para a TV

"Os Inocentes" é baseado na novela gótica "A Outra Volta do Parafuso", escrita por Henry James. O roteiro foi adaptado por William Archibald e Truman Capote.

O enredo acompanha a Srta. Giddens (Deborah Kerr), uma governanta recém-contratada para cuidar dos irmãos órfãos Flora (Pamela Franklin) e Miles (Martin Stephens), que vivem na Mansão Bly, em Essex, no Leste da Inglaterra. Não demora para que a Srta. Giddens comece a notar comportamentos estranhos nas crianças e a ser assombrada por visões de um casal de ex-funcionários da propriedade que teriam morrido no local. E essas supostas forças sobrenaturais perturbam cada vez mais a rotina da Srta. Giddens e a sua relação com Flora e Miles.

Além da análise do filme em si, o nosso podcast também discute a importância da fotografia em CinemaScope dirigida pelo renomado Freddie Francis; destaca a importânica de Daphne Oram, pioneira da música eletrônica, para o design de som do filme; traz o perfil da atriz Deborah Kerr; comenta a prequela "Os Que Chegam com a Noite" (The Nightcomers, 1971), estrelada por Marlon Brando; e relembra outras adaptações de "A Outra Volta do Parafuso" para o cinema e para TV.

Participam do podcast sobre "Os Inocentes": Renato Silveira e Kel Gomes, editores do cinematório, Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, e Heitor Capuzzo, também professor de Cinema, escritor e crítico, autor dos livros “O Cinema Além da Imaginação”, “Alfred Hitchcock: O Cinema em Construção” e “Lágrimas de Luz: O Drama Romântico no Cinema”.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br.

- Visite a página do podcast no site e confira material extra sobre o tema do episódio!

- Junte-se ao Cineclube Cinematório e tenha acesso a conteúdo exclusivo de cinema!

Share | Download

Episodes Date

Load more

Podbean App

Play this podcast on Podbean App