Em Foco: “The Rocky Horror Picture Show” (1975)

Analisamos o musical "The Rocky Horror Picture Show", seu fenômeno social e sua representatividade para a comunidade LGBTQIA+.

Confira abaixo a minutagem dos quadros do podcast:

00:00:00 - Introdução

00:06:52 - Grande Angular: saiba mais sobre o elenco e a equipe do filme

00:13:44 - Close-up: perfil do ator Tim Curry

00:22:09 - Ponto de Vista: análise e comentários sobre o filme

01:29:06 - Fora de Quadro: a "continuação", o remake e as encenações brasileiras de "The Rocky Horror Show"

No episódio #31, o podcast Em Foco analisa o filme "The Rocky Horror Picture Show" (1975, Reino Unido,EUA), dirigido por Jim Sharman e baseado no espetáculo musical "The Rocky Horror Show", criado por Richard O'Brien.

“The Rocky Horror Picture Show“ é um musical, mas também é comédia, terror e ficção científica. Um grande liquidificador de gêneros que resulta em uma obra kitsch e queer que se transformou em um verdadeiro fenômeno social ao longo das décadas.

O enredo gira em torno de um jovem casal de noivos, Janet e Brad (papéis de Susan Sarandon e Barry Bostwick), que se vê em apuros quando o carro deles quebra durante uma tempestade. Os dois resolvem pedir ajuda em um castelo perto da estrada e lá conhecem e são seduzidos por Frank N. Furter (vivido por Tim Curry), que faz com que Brad e Janet confrontem convenções sociais e tabus sexuais.

Além da análise do filme em si, o nosso podcast também aborda a representatividade de “The Rocky Horror Picture Show“ para a comunidade LGBTQIA+, traz informações dos bastidores da produção e, ainda, o perfil do ator Tim Curry.

Participam do podcast sobre "The Rocky Horror Picture Show": Renato Silveira e Kel Gomes, editores do cinematório, Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, e Juarez Guimarães Dias, professor do Departamento de Comunicação Social da Fafich-UFMG.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

- Visite a página do podcast no site e confira material extra sobre o tema do episódio!

- Junte-se ao Cineclube Cinematório e tenha acesso a conteúdo exclusivo de cinema!

Share | Download

Episodes Date

Load more

Podbean App

Play this podcast on Podbean App