Wednesday Mar 11, 2020

"Natureza Morta": bate-papo com a diretora Clarissa Ramalho - Especial 23ª Mostra de Tiradentes

Adaptação de texto do século 19 fala de problemas ainda enfrentados pelas mulheres.

Exibido no encerramento da Mostra Aurora, na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, "Natureza Morta" é o terceiro filme da trilogia iniciada por Ricardo Miranda (1950-2014) e agora finalizada por Clarissa Ramalho, roteirista dos dois longas anteriores, "Djalioh" (2011) e "Paixão e Virtude" (2014).

A narrativa se passa em 1888 e conta a história de Lenita (Mariana Fausto), uma jovem, criada pelo pai, de formação culta, que desconsidera a existência de um homem à sua altura intelectual. O roteiro é baseado no romance “A Carne”, de Julio Ribeiro, lançado em 1888. Expondo os conflitos internos da personagem e as convenções da época, o filme “opta por manter o anacronismo romanesco do material original, porém transferindo várias de suas inquietações para as aflições do século 21, em especial a subjetividade da mulher diante das violências e opressões de uma sociedade brasileira afundada no patriarcalismo”, aponta a curadoria.

Na entrevista, Clarissa Ramalho fala sobre assumir a direção na conclusão da trilogia e adaptar um texto do século 19 para um diálogo com problemas ainda vividos pelas mulheres dos dias atuais. A cineasta também fala sobre a integração da linguagem do filme com o teatro, a dança e as artes plásticas.

- Confira toda a nossa cobertura da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

- Receba nossa newsletter e conteúdo exclusivo de cinema.

Comments (0)

To leave or reply to comments, please download free Podbean or

No Comments

Copyright © cinematório. Todos os direitos reservados.

Podcast Powered By Podbean

Version: 20240320